Com 43 metros de altura e elevador interno, Cristo Protetor de Encantado deve ficar pronto até o fim do ano

Nesta semana foram içados os braços e o rosto da imagem, que será maior do que a do Cristo Redentor do Rio de Janeiro

Com 43 metros de altura — somando o pedestal e a imagem —, a estátua do Cristo Protetor de Encantadoque começou a ser erguida em 2019, está entrando na fase final de construção e tem previsão de inauguração para o final do ano.

Nesta semana, foram içados os braços e o rosto do Cristo, que será, segundo a Associação Amigos do Cristo de Encantado, um dos maiores do mundo considerando apenas o tamanho da estátua (37 metros), ultrapassando estruturas semelhantes como a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (30 metros), e a do Cristo Rei, na cidade de Swiebodzin, na Polônia (33 metros).

A estátua gigante fica na área do chamado Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi — o espaço foi doado por famílias que idealizaram a construção, há quase uma década. De acordo com Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos do Cristo de Encantado, o movimento foi encampado por Adroaldo Conzatti, que foi prefeito do município do Vale do Taquari e faleceu em março deste ano.

— Ele mobilizou a comunidade para construir esse monumento que significa a expressão da fé, da devoção e da gratidão de toda uma comunidade que se desenvolveu no entorno desse morro. Foi a partir dali que a cidade teve o fornecimento de energia elétrica e passou a se desenvolver, lá na década de 1930, 1940 — explicou Fontana durante entrevista concedida à Rádio Gaúcha na quinta-feira (8).

O monumento, que tem custo total estimado em R$ 2 milhões, é bancado exclusivamente por doações de pessoas físicas e de empresas. O projeto envolveu arquitetos e engenheiros voluntários.

A proposta inclui ainda um elevador interno, que conduz à região do peito do Cristo, que fica a aproximadamente 40 metros de altura, onde estará um mirante de onde será possível avistar até mesmo o município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha — a cerca de 40 quilômetros de distância. Os organizadores do projeto acreditam que a estátua se transformará em um ponto turístico importante da região.

— Já estamos recebendo contato de pessoas de vários locais do Estado para fazer visitações. Ainda faltam uns quatro ou cinco meses para que fique totalmente pronto, mas assim que estiver, estará disponível para visitação. Estamos nos preparando — conta Fontana.

A imagem, que tem 36 metros de envergadura (de um lado a outro dos braços do Cristo) é feita de concreto e ferro. A área onde está sendo construída fica a cerca de 10 quilômetros do centro de Encantado.

De acordo com Fontana, o momento em que os braços e o rosto do Cristo foram içados nesta semana — dando forma à escultura — foi um instante de “renovação da fé e da esperança”.

—Não teve um cidadão da cidade que não se emocionou. Tivemos muitos relatos, até em função deste momento que a gente vive, de incertezas, cuidados sanitários, preocupação com o outro. Esse içamento nos renovou, nos fez acreditar que juntos podemos conquistar coisas boas.

Fonte: Gauchazh

Share this:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.