Rio informa 1.177 mortes a menos por covid-19 após mudar fonte de dados.

No primeiro dia de divulgação de dados após a prefeitura do Rio de Janeiro anunciar uma mudança na contagem de óbitos por covid-19, a cidade relatou 1.177 mortes a menos do que o informado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o painel Rio Covid-19, da prefeitura, a cidade acumulava 1.801 mortes em decorrência do coronavírus até ontem. Porém, no último boletim estadual, a capital aparecia com 2.978 óbitos na mesma data.

A divergência acontece porque a prefeitura passou a contabilizar as mortes a partir dos sepultamentos realizados diariamente, e não mais pelos dados informados pelos cartórios.

“A partir de agora, será divulgado diariamente o número de sepultamentos nos cemitérios cariocas de pessoas que tenham como causa confirmada da morte a covid-19”, informou em nota a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, a nova metodologia tem o objetivo de dar fidelidade à apuração das mortes causadas pelo coronavírus.
Isso porque a informação dos cartórios leva até 60 dias e o dado mais próximo e fidedigno de quem faleceu hoje, ou há dois dias, é o de sepultamento nos cemitérios, informou a secretaria.

Com a mudança, a pasta reconheceu que haverá diferença em relação aos dados informados diariamente pela Secretaria Estadual e pelo Ministério da Saúde.

“Todos os dados de óbitos que hoje são enviados ao governo federal continuam, porque envolvem, além da prefeitura, o estado e a rede privada. A mudança feita no painel é para dar mais transparência a esses dados”, disse.

Fonte: Notícias UOL

Share this:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.