Decreto determina fechamento do comércio de Umuarama por sete dias

Exceções são farmácias, mercados, mercearias, postos de combustíveis, fornecedores de água e gás, serviços funerários e bancos

Em pronunciamento no final da tarde desta quinta-feira (18), no anfiteatro Haruyo Setogutte, o prefeito Celso Pozzobom determinou o fechamento do comércio de Umuarama pelo prazo de sete dias, a partir desta sexta-feira (20).

Segundo o decreto municipal, as exceções são farmácias, mercados, mercearias, postos de combustíveis, estabelecimentos fornecedores de água e gás, que prestam serviços funerários e agências bancárias.

O município está, oficialmente, em situação de emergência, o que possibilita a adoção de medidas temporárias de prevenção de contágio em relação ao novo coronavírus, Covid-19.

Estão suspensos eventos públicos não essenciais e, a partir de segunda-feira (23), fica proibida a realização das tradicionais feiras livres.

O decreto 063 também veda o funcionamento dos estabelecimentos voltados ao lazer, cultura, recreação e prática de exercícios físicos, como teatros, cinemas, boates, tabacarias, pubs, casas noturnas e academias.

Bares, restaurantes, lanchonetes, carrinhos de lanche e similares não poderão atender presencialmente por uma semana, a partir de sexta (20). É permitido o fornecimento domiciliar.

Os ônibus deverão ser higienizados sempre que chegarem ao terminal urbano e, em relação aos supermercados, a diretriz é limitar a aquisição de itens para evitar estoques, o que pode prejudicar um número expressivo de consumidores.

Emergência

Com a declaração da situação de emergência, o município pode dispensar licitações para adquirir bens e serviços destinados ao enfrentamento do coronavírus.

O Paço da Amizade e demais órgãos da administração devem estimular o teletrabalho (obrigatório para funcionários com mais de 60 anos, gestantes e lactantes) e promover o rodízio de servidores.

Outros dois decretos serão publicados nesta sexta-feira (20) tratando de medidas nas áreas de Educação – suspendendo todas as atividades escolares, programas e atendimentos do setor – e de Saúde, estabelecendo protocolos e medidas a serem adotadas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Share this:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.